O doce amargo da vida


Sou caixeiro viajante, e por essas andadas por ai conheci as múltiplas faces de uma senhora chamada vida, ela nos mostra da forma mais cruel e dolorida, como é a realidade de muita gente que tem ai por esse mundão. Ela nos faz sentir na pele, a fome, a solidão o abandono. Comecei a minha vida de caixeiro muito novo, ainda rapaz, já muito vi desse mundo, mas mesmo assim ainda consigo me surpreender com as peripécias da vida.
Toda vez que passo por cajazeiras sempre fico na pensão de seu Eliseu, e como sempre, lá sou muito bem acolhido, Dona Ana, mulher dele é como se fosse uma mãe pra mim, considero bastante essa velhinha sofrida com as mãos calejadas da enxada e da foice com as quais da terra tirava o seu sustento, mulher batalhadora, guerreira. Aposto que minha mãe também foi uma grande mulher, lamento muito ela não ter vivido pra me ver crescer, tenho certeza que ela me amaria muito e eu muito mais a amaria.
Visito alguns lugares, vendo minhas coisinhas e à tardinha vou à bodega de se Nilo, por lá tomo um aguardente, palestro um pouco com os companheiros. Derrepente adentra um moleque todo maltrapilho, os olhos rasos d’água, pernas e braços finos como cipós, e se dirigi aos clientes sacudindo uma caneca com poucas moedas a trilintar dentro da caneca. Ele lança um olhar tão sofrido para as pessoas, enquanto algumas simplesmente o ignoram, alguns espantam o moleque, outros dão dinheiro, mas mal encaram o garoto, pelo menos pra tentar sentir um pouco do sofrimento do pobre.
Ao ver tal cena me sinto estranho, acanhado, derrepente sinto uma vontade imensa de chorar, um aperto no peito como se o meu coração fosse se diminuindo. É como se o menino fosse eu.
O menino para em pé e come com voracidade um pedaço de pão seco, dado por seu Nilo, ele me encara, eu o olho meio destreinado, seus olhos ainda rasos d’água, percorrem todo o ambiente, mas sempre estancam na minha pessoa, o menino mira bem fundo em meus olhos e parece que o seu sofrimento é transportado pra mim, através de seus olhos. Ai é que meu corpo é possuído por uma sensação de desprezo, e uma lagrima passeia pela minha face.
O menino se dirigiu até mim, olha mais fundo e internamente, eu também o encaro, e como um sussurro da sua boca sai tal frase: Um trocado sinhô.
Fico todo desconcertado, e tiro da minha valise um tostão, e o entrego fazendo uma cara de quem queria conformá-lo. Tudo isso só para vê-lo sorri pra eu não chorar.
E o menino agradece todo educado, e dali sai para mais uma tomada do filme da vida.
Sinto-me feliz em ter ajudado, mesmo sendo de tal forma. Dou um suspiro profundo, como de alivio, tomo o pouco de aguardente que restava no copo, aprumo o chapéu na cabeça e sigo para a pensão de seu Eliseu.
O meu dia termina com mais uma mostra de como a vida é, nua e crua, doa a quem doer.

=================================
| Rafael Bezerra, 1º ano - Tarde |
| 23/09/2010 |
| 22:40 hs |
=================================

Dia do Professor (Mestre Amigo)

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?


O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de Outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de Outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

O blog C.E Ney Braga, deseja a todos os professores, de todas as instituições um feliz dia dos professores, e que os professores possam ser lembrados, e considerados peças chaves no desenvolvimento de um ser humano, seja profissional, social e etc...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Em especial queria deixar, e prestar uma pequena homenagem há uma professora que nos deixou recentemente.

Mesmo longe queria deixar a você professora Belzany os nossos sinceros agradecimentos pelo conhecimento concedido, pela paciência, por toda a sua tolerância seu amor e seu carinho.

Fontes:
Site www.diadoprofessor.com.br
Site www.unigente.com








Crie glitters aqui!

ESCOLA DE LUTO


Hoje pela manhã fui bombardeado com a horrível notícia de que nossa querida professora Belzany Viana (filosofia), havia falecido. Fiquei em estado de choque, pois não acreditava no que eu tinha ouvido, depois de algumas horas tive a confirmação do que haviam me falado.

Uma de nossas professoras com mais tempo de ativação na nossa escola nos deixa e parte para o lado do Pai, agora ela está e com Deus...

Não estou tentando entender o porquê ela partiu assim. Ela tinha uma personalidade forte sim. Às vezes parecia muito desagradável, acredito que poucos demoraram a perceber uma pessoa tão diferente, tão amiga nas horas difíceis, uma pessoa para conversar, que se escondia por trás dela.

Lembro-me de um dia passar uma aula quase toda conversando com ela, a gente falava sobre depressão, que eu já havia passado por duas depressões, ela me encorajava a seguir na vida e com os estudos, me estimulava a ir a igreja nos domingos, ler livros de auto-ajuda, essas coisas sabe aquelas coisas que a gente sempre fala quando uma pessoa ta passando por momentos de aflição, nesse dia eu percebi que ela não era tão ruim quando eu pensava, vi nela uma pessoa que eu não imaginava.

Você deve estar pensando que eu só estou falando isso, por que agora ela se foi, e quando todo mundo morre fica bonzinho, mais não é bem assim. Essa noticia de verdade me tirou os pés do chão, fiquei sem acreditar e acho ainda que não acredito nisso. Mas enfim ela era sim uma pessoa boa. Vou sentir falta de ela me mandar eu abaixar a perna na aula (rsrsrs). Claro ela vai fazr muita falta.

Queria dizer que estou triste pelo que aconteceu, e aqui em nome de todos os alunos, professores, funcionários e diretores prestar nossa sinceras condolências.

Rafael Bezerra (Aluno de Belzany Viana)

De volta a escola...


É meu caros só nos resta menos de uma semana, uma semaninha só. Espero que todos tenham aproveitado esse curto período de tempo, foi pouco, mas acredito que foi o suficiente para todos trazer na bagagem muitas novidades e histórias pra contar entre amigos... “kkk”

Só lembrando que não vale conversar na hora da aula, “falow?”, pois bem, nessa nossa volta as aulas, vamos encontrar pequenas mudanças na estrutura física da nossa escola, como muitos já sabem, já contamos com algumas salas climatizadas (Uhu adeus calor), e algumas pequenos mudanças.

Aproveitando essa “deixa”, quero ressaltar que toda e qualquer escola é um patrimônio público, por isso devemos zelar pelo nosso espaço. As vezes somos os primeiros a danificar(não generalizando a coisa), e as vezes somos os primeiros a reclamar. Por isso consciência e preserve a escola como cuida da sua casa.

Ah e só para lembrar é dia 02 de agosto que começam as aulas, por isso medite e reúna tudo de bom, para trazer consigo como estimulo, para conseguir alcançar suas metas. Vamos voltar gás nessas volta as aulas.

Te espero por aqui

Rafael Bezerra (MODERADOR)

☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺

1º Post.

Olá leitores, alunos e professores,

Como já viram agora nossa escola tem com um blog total bacana, por isso estamos fazendo uma seleção de colunistas.
Colunistas são pessoas que irão escrever sobre coisas interessantes para nossos leitores, você poderá usar da comédia, tragédia da cronica enfim de todo meio para postar coisas bem interessantes.

Aproveite essa oportunidade para também nos ajudar a atualizar noticias sobre concursos, e outras coisas de interesses para nossos professores e alunos.

esteja sempre conectado, o nosso blog promete muita diversão e entretenimento para você leitor.

Caso esteja interessado em ser um de nossos colunistas entre em contato comigo, para que eu possa lhe passar as instruções necessárias.
Lembrando que o conteúdo de seus posts nao pode conter citações ofensivas a nem uma classe ou genero.


Rafael Bezerra
1º Ano, tarde